Creches do Centro Paroquial e Social de Lanheses

O Centro Paroquial e Social de Lanheses tem o orgulho de apresentar a nova filosofia pedagógica para as suas creches, nomeadamente Creche Capitão Gaspar de Castro, em Lanheses e a nova Creche de Deocriste, com abertura prevista para setembro de 2025. Este novo projeto é inspirado pelo projeto “Incríveis Pessoas Comuns”, que valoriza as histórias de vida, experiências e saberes de cada indivíduo, transformando a convivência quotidiana numa rica jornada de aprendizagem e crescimento.

Valores Fundamentais

A nova filosofia pedagógica é alicerçada em valores que honram a dignidade humana, a diversidade e a intergeracionalidade. Acreditamos que cada criança é um ser único com um potencial infinito, e o nosso objetivo é criar um ambiente onde possam florescer.

Respeito e Inclusão

A inclusão é um princípio básico do nosso projeto. Cada criança é acolhida e respeitada na sua singularidade, com as suas próprias habilidades e necessidades. A diversidade cultural, social e individual é celebrada e usada como um recurso para enriquecer o ambiente educativo.

Interação Intergeracional

Inspirados pelo projeto “Incríveis Pessoas Comuns”, promovemos o contacto entre crianças e idosos, reconhecendo o valor das experiências de vida dos mais velhos. Esta interação promove a troca de conhecimentos e a construção de vínculos afetivos fortes, criando um sentido de comunidade e pertença. As crianças terão a oportunidade de interagir com a plataforma do “Incríveis Pessoas Comuns”, lendo histórias de vida, verdadeiras e inspiradoras, de pessoas mais velhas reais, em formatos animados e banda desenhada, adaptadas às suas idades e perceções.

Aprendizagem Ativa

Acreditamos que a criança aprende ativamente através da exploração, da iniciativa e da interação com o ambiente e as outras pessoas. Proporcionamos oportunidades para que experimentem, investiguem, questionem e construam o seu próprio conhecimento.

Prevenção do Idadismo

Um dos pilares fundamentais da nossa filosofia é a prevenção do idadismo, ou preconceito de idade. Promovemos uma cultura de respeito e valorização de todas as faixas etárias, integrando atividades que incluem tanto as crianças como os idosos. Esta abordagem visa desmistificar estereótipos negativos associados ao envelhecimento e criar um ambiente de aprendizagem onde todas as idades são vistas como possuidoras de experiências e sabedoria valiosas.

Objetivos Educativos

Intergeracionalidade e prevenção do idadismo

Promovemos a interação entre gerações, incentivando o contacto entre crianças e idosos para valorizar a sabedoria e as experiências de vida dos mais velhos. Este objetivo visa prevenir o idadismo, fomentando uma cultura de respeito e valorização da vida do outro, independentemente da faixa etária. As atividades intergeracionais são projetadas para criar vínculos afetivos, compreensão mútua e um sentido de comunidade coesa.

Desenvolvimento Integral

Visamos o desenvolvimento integral das crianças, considerando os aspetos físicos, emocionais, sociais, cognitivos e espirituais. As atividades são planeadas para promover o crescimento harmonioso em todas estas dimensões.

Autonomia e Confiança

Encorajamos a autonomia das crianças, permitindo que tomem decisões, resolvam problemas e aprendam com os próprios erros. Construímos um ambiente seguro e estimulante onde podem desenvolver a confiança em si mesmas e nas suas capacidades.

Conexão com a Natureza

Reconhecendo a importância da natureza para o bem-estar e desenvolvimento das crianças, integramos atividades ao ar livre e projetos ambientais. Estas experiências ajudam a desenvolver a consciência ecológica e o respeito pelo meio ambiente.

Metodologias Pedagógicas

Aprendizagem Baseada em Projetos

Adotamos a metodologia de aprendizagem baseada em projetos, onde as crianças participam ativamente na escolha e desenvolvimento dos temas de interesse. Esta abordagem promove a curiosidade, a investigação e a cooperação.

Atividades Lúdicas e Artísticas

O lúdico e as artes ocupam um lugar central na nossa prática pedagógica. Através do jogo, da música, da dança e das artes plásticas, as crianças expressam-se, comunicam e exploram o mundo de forma criativa, prazerosa e positiva.

Envolvimento da Família e da Comunidade

A colaboração com as famílias e a comunidade é essencial para o sucesso do nosso projeto. Encorajamos a participação ativa dos pais e familiares nas atividades da creche e estabelecemos parcerias com entidades locais para enriquecer as experiências das nossas crianças, potenciando em si a sementinha e o desejo de que se tornem, ao longo da sua vida, novas “Incríveis Pessoas Comuns”.

A nova filosofia pedagógica das Creches do Centro Paroquial e Social de Lanheses, inspirada pelo projeto “Incríveis Pessoas Comuns”, é um convite para construir uma educação que valoriza cada criança como um ser único, em constante interação com os outros e o mundo ao seu redor. Juntos, podemos criar um futuro onde o respeito, a inclusão, a aprendizagem ativa e a conexão com a natureza sejam os pilares de uma educação transformadora e humanizadora.

Creche de Deocriste
Creche Capitão Gaspar de Castro, em Lanheses